14.10.12

71. Sal Aromatizado


De ervas, citrinos ou picante! Um frasquinho de Sal Aromatizado é um presente óptimo para quem gosta de cozinhar! Até para quem não tem muita paciência, basta um toque de sal aromatizado para se tornar especial.

Sal de Ervas
Flor de Sal grossa q.b.
Basílico, Hortelã, Salva, Rosmaninho, Oregãos, Manjericão, Tomilho

Lavar delicadamente as ervas, enxugá-las bem e triturá-las na picadora, juntamente com o sal. A consistência não deverá ser fina, mas não tão grosso como inicialmente. Aquecer o forno a 50ºC. Sobre um tabuleiro revestido a papel vegetal, deitar a mistura e "secar" por 5/10 minutos no máximo. Deitar o sal em frascos previamente esterilizados para que os óleos das ervas fiquem presas aos grãos de sal.
Excelente para carnes, peixes, legumes e sopas.

Sal de Citrínos
Flor de Sal grossa q.b.
2 tiras de casca de Limão
2 tiras de casca de Laranja

Lavar as cascas, enxugá-las bem e triturá-las na picadora, juntamente com o sal. A consistência não deverá ser fina, mas não tão grosso como inicialmente. Aquecer o forno a 50ºC. Sobre um tabuleiro revestido a papel vegetal, deitar a mistura e "secar" por 5/10 minutos no máximo. Deitar o sal em frascos previamente esterilizados para que os óleos dos citrínos fiquem presas aos grãos de sal.
Excelente para mariscos, peixe, grelhados e saladas.

Sal Picante
Flor de Sal grossa q.b.
4 Malaguetas secas
Pimenta Verde q.b.
2 Estrelas de Anis pequenas
1 colher de chá de Sementes de Funcho
Noz Moscada ralada q.b.

Colocar na picadora o sal, a pimenta e as sementes de funcho. Picar até o sal ainda ser grosso. No fundo dos frascos previamente esterilizados, colocar umas bagas da pimenta verde e uma estrela de anis. Despeje a mistura de sal para o frasco e decore com noz moscada ralada e outra estrela de anis.
Excelente para peixes e carnes brancas.

Source: Le Frufrù

Sem comentários: